quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sub-estilos lolita!


Olá, pessoas lindas <3


Vou começar agora uma série de publicações informativas sobre street fashion japonesa (mais especificamente sobre lolita). Na verdade, já havia escrito esses artigos anteriormente, mas talvez repassando para cá eles se tornem mais úteis. Existem vários blogs contendo informações similares, mas minha intenção é difundi-las entre as pessoas do meu estado.

Então aqui vamos nós :3



Lolita é um dos estilos os quais as pessoas mais se confundem quanto a origem. Muitos ainda o associam ao filme de Vladimir Nabokov que retrata a pedofilia, fazendo com que muitos tenham um conceito distorcido (e infundado) sobre a moda. Na verdade, ela surgiu no Japão na década de 80, se popularizando e difundindo para o ocidente na década de 90.
Na verdade, lolita retrata a inocência e a elegância da época Vitoriana e do Rococó. Muitos babados, laços, rendas, buscando sempre os materiais de melhor qualidade. Sim, lolita pode ser caro! E se a pessoa não investir, ou, ao menos buscar soluções criativas, dificilmente terá bons resultados. E para quem pensa que só existem lolitas no Japão, bem, você está muito enganado(a). Há muitas adeptas no mundo inteiro, incluindo aqui no Brasil. E não é algo restrito a eventos ou algo do gênero, é uma moda, se usa no dia-a-dia também.

Outra coisa importante é que lolita nada tem a ver com ser sexy e existem algumas regras para classificar algo no estilo, que serão abordadas mais pra frente.

SUB-ESTILOS
Sweet, gothic, country, classic, hime, ero, kuro, shiro, classic, pirate, sailor, wa-lolita, qi-lolita







SUB-ESTILOS LOLITA

Falarei agora sobre o sweet e gothic


SWEET

É atualmente um dos sub-estilos mais utilizados. Como o próprio nome sugere, é o mais açucarado, fofo e infantil, cheio de laços, babados, seguidos por uma paixão comunal por estampas (que as lolitas chamam de prints) de princesas, animais, frutas, bonecas, doces como, cupcakes, macarons, donuts, etc. (deu pra entender).
Podemos observar o predomínio de cores claras e tons pasteis. As mais utilizadas são rosa (dã), lilás, mint, azul claro, e tecidos quadriculados de outras cores (vermelho com branco, por exemplo). Mas cores fortes como preto não estão excluídas.

Os acessórios, bolsas, sapatos, geralmente apresentam detalhes fofos, como laços e corações. As cores são muito "combinadinhas", sendo espalhadas por igual no outfit.

  







GOTHIC LOLITA

O sub-estilo gothic lolita é inspirado nas roupas de luto vitorianas e pela arquitetura gótica, como se vê nas estampas de portões e igrejas que são tão frequentes. As cores mais comuns são o preto, o azul royal e o branco. Contrastes são comuns nos coordinates, seja uma estampa azul num fundo preto, ou preto x branco. Prezam a sobriedade e elegância.
Temáticas comuns incluem cruzes, crucifixos e rosas. Plataformas são mais usuais neste estilo que em qualquer outro. Por vezes, um corset faz uma aparição especial.

Um dos ícones do gothic lolita é o Mana, cantor da Malice Mizer, que lançou a própria grife (Moi-même-Moitié). Ele basicamente fez uma releitura própria do estilo gothic e "criou" os estilos, por ele chamados de Elegant Gothic Lolita e o Elegant Gothic Aristocrat.



   



   
Mana. Sim, é um homem.



Como deixei o post repleto de imagens, vou encerrar por aqui para não sobrecarregar a página.

Beijinhos <3

4 comentários: